Um Caso Perdido (Hopeless)

(imagem: Topseller)

#romance #ya #contemporâneo #drama #plottwist #autodescoberta

Resumir este livro em poucas palavras? Apenas três bastam: oh my God.

Comecemos por partes. Olhando para a capa e para a sinopse, parece o típico romance de adolescentes. Só o nome, Um Caso Perdido (Hopeless), parece saído daqueles clichés românticos: rapariga conhece rapaz, rapaz envolto em mistério e sarilhos, rapariga salva rapaz através do amor absoluto-e-completamente-irreal-para-um-adolescente-de-17-anos. Pois bem, esqueçam tudo isso. Bem, exceto a parte do amor.

Ok, sei o que estão a pensar. Então se a parte do amor está lá, o que difere esta história de todos os clichés românticos? Pois bem, meus caros, difere de uma forma totalmente inesperada e capaz de te fazer explodir a cabeça. Só para terem uma noção, isto fui eu a ler o livro:


E já mencionei a parte em que fiquei tão excitada com a história, que dormir às 2 da manhã já não fazia sentido? Ah, pois.

A sério, se vão ler este livro, tentem não o fazer à noite, naquela leitura leve antes de dormir. É bem provável que já não consigam dormir de todo depois do primeiro plot twist. E se pensam que ficaram completamente extenuados após a primeira revelação bombástica, pensem outra vez. Sim, porque a sra. Colleen Hoover acha que apenas um plot twist não é suficiente. Oh não, preparem-se para pelo menos mais dois, já que estão no caminho.

Esta é a história de Sky e Holder. Na verdade, esta é mais a história de Sky, que se prova bastante incompleta até à chegada de Holder. E mais não posso dizer, senão estaria a fazer spoilers. E sabem o que dizem, não faças spoilers a quem não gostas que te façam spoilers a ti.

No entanto, esta narrativa a partir da perspetiva de Holder está disponível numa espécie de sequela, chamada Uma Nova Esperança (também publicada em Portugal pela Topseller). Para além de oferecer uma outra perceção da história através do protagonista masculino, também mostra mais pormenores e esclarece melhor o futuro de Sky e Holder.

Voltando a Um Caso Perdido, devo avisá-los de que o livro começa com o que parecem ser promessas dos tais clichés literários já mencionados: rapariga com vida desinteressante, rapariga conhece rapaz com má reputação, primeiro encontro entre os dois é estranho, porque parece que ele a conhece de algum sítio. E não, não se trata de "conheci-te agora mas o nosso amor é tão forte que parece que te conheço desde sempre". Confiem em mim.

Após estes "percalços" superados, é aí que a intriga se adensa. Tudo parece bem, até Holder começar a ter umas atitudes bem estranhas e inesperadas. Não se preocupem, tudo fará sentido no final. Só têm de continuar a ler.

Resumindo, há romance. Mas há tão mais do que isso. Há toda uma autodescoberta da protagonista, e uma revelação que lhe vira o mundo do avesso. E há as pequenas coisas, os pequenos detalhes que completam a história e nos deixam de coração cheio.

Este ficou na estante dos favoritos, sem dúvida.


Escala de qualidade (1 - pobre a 5 – muito bom):
Romance: 4
Cenas “escaldantes”: 5
Personagens: 3
Enredo: 5


P.S.: a minúscula ofereceu-me estes dois livros no meu aniversário. Só me resta agradecer-lhe o seu contínuo esforço para alimentar a adolescente (ou jovem adulta) interior que há em mim.

Por: MAIÚSCULA

Comentários

Mensagens populares