Dia Internacional de Ler um E-book

Ontem celebrou-se o Dia Internacional de Ler um E-Book! Deste lado, não poderíamos estar mais contentes por descobrir que existe um dia dedicado a esta temática. Afinal, todos os pretextos são bons para ler. Para entrar no espírito, e porque queremos salientar que esta informação devia estar a ser divulgada em todo o lado na Internet, deixamos algumas sugestões de livros em formato eletrónico.




Para os amantes de Young Adult, e visto que é um género (ainda) pouco explorado em Portugal, aproveitem os e-books para ler as histórias que não chegam até cá. Isto se estiverem confortáveis a ler em inglês, é claro.


Comecemos pelas novidades de setembro. Este chamou-me a atenção logo pelo título. Não parece ser um grande romance lamechas que quebra todos os clichés, pois não? No entanto, nunca fiando. Algo um pouco inédito: young adult fiction escrito por um homem. Além do John Green, só vimos mulheres a escrever este género, pelo que um pouco de “virilidade” até é bem-vinda.


Descobri esta série, chamada Ghost Bird Series, há uns anos atrás, por mero acaso (no Goodreads, claro - where else?). A história tem tudo o que há de diferente: uma rapariga fechada do mundo, com uma mãe negligente e cruel, dá de caras com um grupo de rapazes que lhe muda a vida. E deixem-me dizer-vos, mudam de que maneira. Este é o primeiro volume, e deixou-me agarrada até aos últimos que saíram (em agosto deste ano). Se querem dar uma chance a uma leitura leve (e bastante fácil e de vocabulário acessível) em inglês, força nisso.


Ao pesquisar os e-books disponíveis na Bertrand, deparei-me com este. Uma pequena pesquisa no Goodreads logo me convenceu em deixá-lo nestas sugestões. A autora é britânica, escreve sob pseudónimo e tem escrito bestsellers. Aqui, a protagonista sofre de ansiedade e, apesar de ter apenas 14 anos, este parece ser um livro com uma história mais madura do que se possa pensar.


Boas novidades. A Leya tem imensos títulos de e-books disponíveis no site (e muitos deles são gratuitos!). O clássico intemporal e para todas as idades Mulherzinhas é um desses títulos. A MAIÚSCULA e a minúscula aprovam.


Novamente, descobri este na Leya online. Ao falar de traição, a sinopse promete. A protagonista tem 19 anos e, na missão de ajudar uma amiga, conhece um rapaz cujas intenções “não são o que parecem”. Convencidos? Só por ser português, já estou intrigada.


E, claro, para os amantes de vampiros e do wannabe clássico (que já ficou nos corações e mentes de muita gente, admitam), temos o Crepúsculo, com a nova versão que reinventa a história a partir de uma perspetiva masculina. Li a saga Crepúsculo e confesso que gostei. Não li a nova versão Vida e Morte, mas sempre tive um je ne sais quoi de curiosidade.


Para os mais pequenos, aqui ficam as sugestões da minúscula:


Um clássico intemporal, que ficará para sempre nos nossos corações. Apesar de ser uma obra infantil, com conteúdo aparentemente simples, esta contém temáticas profundas e todo o todo o pensamento e filosofia do autor. Uma boa leitura para miúdos e graúdos (preferencialmente acima de 10 anos de idade).


A coleção Viagens no Tempo tem todos os elementos dos fãs de Uma Aventura, não seriam as autoras as mesmas… Este livro consta do Plano Nacional de Leitura, e é recomendado para o 4.º ano de escolaridade (grau de dificuldade II). Os volumes desta coleção têm tanto de pedagógico como apelativo, mesmo ao género de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Esta é uma autêntica viagem no tempo, uma lição de História sem parecer lição. Atrevo-me até a dizer, uma história para todas as idades.


E por falar em Uma Aventura, aqui está um volume desta tão famosa e adorada coleção, disponível em formato e-book. Desta vez, o enredo passa-se na cidade de Lisboa, numa aventura pedagógica e de tirar a respiração pelos monumentos alfacinhas mais emblemáticos. Recomendado para mais de 10 anos de idade.

Comentários

Mensagens populares