Novidades do mês - Ficção Middle Grade

Depois de uma viagem ao mundo de young adult fiction, um post para os mais novos sobre as novidades de ficção middle grade - edição mês de abril. Eis algumas das novidades que nos entusiasmaram este mês.




(Sempre que possível, os títulos redirecionam para a página oficial da editora. Em alternativa, o caminho leva à loja online Wook.)


(imagens apresentadas: Wook)

Começando pela Pass Edições, da Editora Zero a Oito, dois novos títulos das coleção Jorge Carola, o Palhaço da Escola, da autora Nancy Krulik. Esta é uma coleção que tem dado cartas entre os leitores mais relutantes (especialmente os rapazes), e que conta já com 19 volumes publicados no original em inglês, pela Penguin Random House. Jorge Carola, o protagonista desta coleção, dá o seu melhor para ser um rapaz exemplar, mas os seus arrotos mágicos (tão estrondosos que quase quebram a barreira do som) aparecem sempre inesperadamente para perturbar os seus planos bem-intencionados.

Jorge Carola, o Palhaço da Escola 4: Que Cheiro é Este?
Nancy Krulik, 128 páginas
O Dia do Desporto está quase a chegar e o Jorge Carola quer muito ser o comentador desportivo do ano dele. O problema é que não é o único a querer isso, e vai ter de competir pelo lugar. Achas que os arrotos mágicos podem ser um trunfo?

Jorge Carola, o Palhaço da Escola 5: Loucuras Aquáticas?
Nancy Krulik, 128 páginas
A guerra contra os arrotos mágicos continua, e esta quinta batalha passa-se num parque aquático durante o aniversário do arqui-inimigo do Jorge, o Luís. Mas desta vez o Jorge conta com um aliado: o seu melhor amigo, o Alex. Será que é desta que o Jorge se vai livrar da sua maldição «arrotosa»?



(imagen apresentada: Wook)

Ainda pela Pass Edições, mas agora a pensar mais nas meninas, chega-nos o 3.º título da coleção Colégio da Baía, da autora Anne Digby. Esta coleção foi escrita entre 1978 e 1998, acompanhando as aventuras e o crescimento de Rebecca Mason, a protagonista. Na linha de outras coleções do mesmo género, fala-nos do crescimento do ponto de vista das meninas, com uma protagonista forte, que gosta de praticar desporto e de resolver alguns mistérios, enquanto fortalece amizades, conhece o seu primeiro amor e faz tudo para defender a sua equipa na rivalidade entre escolas. Ideal para as fãs de As Gémeas e do Colégio das Quatro Torres

Anne Digby, 176 páginas
A Rebecca tem mesmo de melhorar as notas a Matemática, ou no próximo ano vai ter de ficar numa turma diferente das amigas, a Tish e a Sue. A sua esperança está no professor novo (e lindo), mas ele não parece querer ajudar. Entretanto, aproxima-se a Semana da Beneficência, e elas organizam uma competição de surf que é um sucesso… até que todo o dinheiro que conseguem angariar desaparece. Será que vão descobrir quem roubou o dinheiro?


(imagens apresentadas: Booksmile)

Continuando a pensar nas meninas, a Booksmile lançou o 4.º volume da coleção Miraculous: As Aventuras de Ladybug: Os Vilões e o 2.º volume da coleção Miraculous: As Aventuras de Ladybug: Histórias e Atividades. Criados a partir da série original do Disney Channel, estes livros trazem-nos as histórias que prenderam a atenção dos fãs e novas histórias da Marinnette, do Adrien e dos seus amigos. Pensados para leitura autónoma, mas com pormenores ilustrados, são a escolha indicada para as seguidoras mais entusiastas da série e para as que começam agora a ler sozinhas e preferem acompanhar as aventuras das suas personagens preferidas. As atividades para completar (sopa de letras, labirintos, sudoku, etc.) são um extra divertido para quando a leitura chega ao fim.

96 páginas
A Alya é acusada de vandalismo e suspendem-na da escola. Sentindo-se injustiçada, ela é akumatizada pelo Falcão-Traça e transforma-se na revoltada Lady Wifi. O Nathaniel é um talentoso artista, mas sente-se incompreendido por todos. Ofendido, ele é akumatizado pelo Falcão-Traça e transforma-se no perigoso Evillustrator. Conseguirão a Ladybug e o Gato Noir derrotar os vilões e devolver a paz aos habitantes de Paris?

96 páginas (+ 16 páginas de atividades)
A Marinette toma conta da Manon e deixa-a brincar com uns frágeis bonecos de pano da Ladybug, do Gato Noir e de alguns vilões famosos. Num ataque de fúria, a Manon rasga um dos bonecos. Será que a Marinette a vai castigar? Os verdadeiros amigos também têm de saber dizer «não».


(imagem apresentada: Booksmile)

Ainda na Booksmile, mas agora tanto para meninas como para meninos, chega a Portugal o Rei Fixolas, de Andy Riley. Para quem ainda não sabe, o Olavo tem 9 anos e uma responsabilidade bastante importante: é rei. Com direito a uma coroa, uma armadura e a um castelo só seu. E o Olavo é um rei bom, que gosta de oferecer doces aos seus súbditos todas as sextas-feiras. Contudo, a vizinhança apresenta alguns desafios. E, pelo meio, oferece muitas gargalhadas.

Andy Riley, 224 páginas
O Olavo não é um rapaz normal. Ele é rei, tem um trono, a sua própria armadura e vive num castelo com passagens secretas e tudo. E isso é tããããão fixe! Mas nem tudo é perfeito na vida do nosso rei, pois na terra vizinha vive o homem mais terrivelmente malvado do universo. É claro que isto vai resultar numa aventura emocionante, cheia de ação, chocolates e crocodilos loucos!


(imagem apresentada: Wook)

Seguindo viagem pelos livros cheios de cenas de humor, a Gradiva Júnior traz-nos outro volume da coleção O Capitão Cuecas, de Dav Pilkey. O mais interessante nesta nova aventura é o facto de apresentar de forma subtil o controverso tema do síndrome de défice de atenção nas crianças e as suas dificuldades e consequências, tanto para as crianças como para os adultos que as rodeiam. Este tema toca particularmente o autor, que viveu com os sintomas toda a sua vida até ser diagnosticado já em adulto. O autor disponibiliza também alguns fun facts sobre este livro na sua página oficial, que pode ser consultada aqui.

Dav Pilkey, 208 páginas
George e Harold e os seus duplos, o George e o Harold de Ontem, têm um belo esquema montado. Dois deles vão para a escola, enquanto os outros dois se escondem na casa da árvore e passam o dia a jogar videojogos — e depois trocam! Mas acontece que há algo de podre no estado do Ohio, e cheira pior do que um monte de meias de desporto pestilentas. O Sr. Mauzão, o malévolo professor de Educação Física dos rapazes, criou um método de controlo da mente que transforma os alunos em crianças atentas, obedientes e perfeitas. Agora, o futuro da Humanidade está nas mãos de George e Harold e de George e Harold de Ontem!


(imagem apresentada: Wook)

Mudando agora a atenção para histórias fantásticas, os apreciadores do género e os habituais fãs das histórias do Reino da Fantasia do Geronimo Stilton ficarão felizes por saber que a Planeta vai publicar uma nova coleção de fantasia épica: As 13 Espadas. Se gostaram das Crónicas do Reino da Fantasia, esta é uma coleção que não podem perder.

320 páginas
No coração do Reino da Fantasia, encontra-se a famosa Academia de Magia. Aqui, uma série de jovens escolhidos estudam artes mágicas para defenderem o Reino dos ataques do Exército Negro. Treze misteriosos amuletos são escondidos, os quais podem conceder um imenso poder a quem os usa: as 13 Espadas!


(imagem apresentada: Editorial Presença)

Ainda num registo mais fantasioso, mas preso à realidade, a Editorial Presença traz-nos um título de Chris Grabenstein para a faixa etária mais alta - e para todos os que desejarem dar-lhe uma hipótese, claro. É um título que ganhou vários prémios internacionais e que tem recebido as melhores críticas, muito por apresentar uma natureza lúdica dupla de leitura e jogo, com as suas adivinhas, enigmas e referências a outros livros.

Chris Grabenstein, 288 páginas
Quem concebeu a nova biblioteca municipal foi Luigi Lemoncello, o maior criador de jogos do mundo. Ao saber disto, Kyle faz tudo para ir à Grande Gala de Inauguração. Mas o mais difícil não é entrar na biblioteca - o verdadeiro desafio está em sair de lá! Kyle terá de ser muito astuto, porque fiar-se nos dados ou na sorte não é suficiente para resolver os enigmas do Sr. Lemoncello.



(imagem apresentada: Wook)

E como não há duas sem três, um úlimo título cheio de magia da Estação Imaginária, também para os leitores mais experientes e autónomos (atenção: este título tem romance, e embora seja apresentado de forma leve, é um livro a considerar apenas para os YA mais novos). Com este título, Charlie N. Holmberg dá início a uma trilogia sobre Ceony Twill, uma rapariga que gostaria de controlar o metal, mas acaba vinculada a um material muito mais maleável - o papel. Alguma notícias confirmam que a Disney terá comprado os direitos para uma adaptação cinematográfica.

Charlie N. Holmberg, 256 páginas
​Ceony Twill, é uma jovem com um poder mágico que despertou interesse. O seu desejo era enfeitiçar metal, mas contra a sua vontade atribuem-lhe a magia do papel... à qual terá que ficar ligada para sempre. Mas os feitiços que Ceony aprende com o mago Thane revelam-se mais espantosos do que poderia ter imaginado... Ceony aprende também os perigos excecionais da magia proibida. Uma aventura extraordinária, tanto sombria como bizarra, que deleitará os leitores de todas as idades.


O que vão os vossos minúsculos ler a seguir?


Por: minúscula




Comentários

Mensagens populares