Easy de Tammara Webber

Easy, de Tammara Webber, é um daqueles livros que temos conhecimento que existem, temos acesso a eles, mas em inglês. Lamento desiludir-vos, não foi editado em Portugal (apesar de ter feito faísca comigo – no bom sentido).




[imagem: Goodreads]


#romance #ya #NewAdult #contemporâneo #drama #GirlPower #feminismo #violação #HeróiConturbado


Em primeiro lugar, este é um livro que se enquadra mais no género New Adult. As persoangens são mais velhas, mais maduras, assim como os temas abordados.

A história segue o percurso de Jacqueline, uma rapariga que segue o seu namorado para a universidade da sua escolha. No entanto, a meio do segundo ano, Kennedy acaba com Jacqueline, que se vê perdida numa faculdade que não queria e ignorada pelo seu círculo de amigos. Para piorar as coisas, à saída de uma festa, é atacada por um rapaz da fraternidade do seu ex. É então que Lucas parece estar no local certo à hora certa, e a salva de violação certa.

À medida que a história se desenvolve, a ligação de Jacqueline com Lucas torna-se inevitável. No entanto, percebemos que Lucas é um puro mistério, e que esconde segredos só seus. Entretanto, o atacante de Jacqueline decide ir atrás dela e não desiste enquanto não a apanhar. Assistimos, então, ao crescimento da protagonista, à maneira como decide não se deixar ser a vítima, e a tomar ação na sua vida.

Não vou mentir, os temas abordados neste livro agradaram-me bastante. As várias questões que se levantam relativamente à violação e que discriminam as mulheres são retratadas de forma positiva. Como o facto da culpabilização: se uma mulher é violada, de quem é a culpa? É culpa da mulher porque se vestiu de forma provocadora? É sua culpa porque não teve cuidado e estava sozinha à noite? Parece mentira, mas a sociedade coloca realmente estas questões. E tudo isso é abordado neste livro (ainda que não seja o seu foco primário).

Igualmente se coloca a questão da denúncia do sucedido. Muitas vítimas não querem denunciar o crime porque têm vergonha, e muitas vezes também são levadas a não denunciá-lo pelos próprios pares. Em Easy, gostei de ver estes problemas representados pelas personagens, e especialmente a forma como Tammara Webber personifica o empoderamento feminino, e o apoio entre mulheres que é tão necessário, mas que acaba por se esquecer nestas circunstâncias.

Em suma, este livro é uma clara luz verde. Para quem lhe quiser dar uma chance (mesmo noutra língua que não o português), recomendo vivamente.


Easy
De Tammara Webber


Escala de qualidade (1 - pobre a 5 – muito bom)
Romance: 4
Cenas “escaldantes”: 4
Personagens: 4

Enredo: 4



Por: MAIÚSCULA

Comentários

Mensagens populares