O que ler depois de Por Treze Razões

Se adoraste o mega-fenómeno Por Treze Razões, de Jay Asher, provavelmente algo mudou na tua vida, nem que seja a tua lista de leitura. Aqui ficam 7 sugestões de livros (publicados em Portugal!) que abordam os temas atuais que os jovens enfrentam nos dias de hoje – desde bullying, violência, até à morte.


1. À Procura de Alaska, John Green. Edições ASA.

(imagem: Wook)

Primeiro pormenor que salta à vista: este livro divide-se entre “Antes” e “Depois”. Antes do quê?, perguntam-se os leitores. Pois aguardem só um pouco, as lágrimas já surgirão em catadupa.
Miles Halter é obcecado com as últimas palavras de personalidades famosas, e tudo o que almeja na vida é o “Grande Talvez” (François Rabelais, poeta). Ao ingressar no Colégio Interno de Culver Creek, a sua vida dá uma volta de 180º. Aí conhece a sexy, inteligente, engraçada, autodestrutiva e fascinante Alaska Young. Miles é arrastado para um mundo inteiramente novo, e nada irá ser o mesmo nunca mais.


2. Se Eu Ficar, Gayle Forman. Editorial Presença.

(imagem: Wook)

Num piscar de olhos, tudo muda. Mia, de dezessete anos, não tem memória do acidente, apenas se lembra do que aconteceu depois, ao observar o seu próprio corpo a ser tirado dos destroços. Pouco a pouco, a protagonista esforça-se para juntar as peças – para descobrir o que perdeu, o que deixou e a escolha muito difícil que tem de tomar.
Este livro vai mudar a maneira como vês a vida, o amor e a família. Em 2014 a história foi adaptada ao grande ecrã, com a atriz Chloë Grace Moretz. O livro está inserido no Plano Nacional de Leitura, e é recomendado para o 3.º ciclo, destinado a leitura autónoma.


3. O Último Adeus, Cynthia Hand. Topseller.

(imagem: Topseller)

Desde que o seu irmão, Tyler, cometeu suicídio, Lex tentou manter a sua dor escondida de todos e esquecer o que aconteceu naquela noite. Mas, à medida que começa a colar as peças da sua vida novamente, Lex é perseguida por um segredo que não contou a ninguém – um texto que Tyler enviou, que poderia ter mudado tudo.


4. Grita, Laurie Halse Anderson. Edições ASA.

(imagem: ASA)

Aos mais sensíveis, cuidado. O tema principal deste livro é a violação. Esta é a história de Melinda, ostracizada pelos seus colegas de secundário porque chamou a polícia, acabando com uma festa e colocando alguns dos finalistas mais populares da escola em sarilhos. Mas existe uma razão muito forte por detrás desta ação: Melinda foi violada na festa por um colega que ainda frequenta a escola e ainda é uma ameaça para ela. É apenas quando tem um segundo encontro com o seu atacante que o processo de cura começa para Melinda. Desta vez, a protagonista recusa-se a ficar em silêncio, e luta para a verdade vir ao de cima.


5. Antes de Vos Deixar, Lauren Oliver. Editorial Presença.

(imagem: Editorial Presença)

Para a popular finalista de secundário Samantha Kingston, a vida é perfeita, e dia 12 de fevereiro (o “Dia do Cupido”) é supostamente um dia de festa, de namorados, rosas e todos os privilégios incluídos para quem se encontra no topo da pirâmide social. Até que... Samantha morre num acidente terrível nessa mesma noite.
Contudo, a protagonista acorda no dia seguinte, e no seguinte, e no seguinte... Sam vive o último dia da sua vida sete vezes, até se aperceber de que, ao fazer as mais pequenas mudanças, pode ter mais poder do alguma vez imaginou.


6. Fala-me de Um Dia Perfeito, Jennifer Niven. Nuvem de Tinta.


(imagem: Wook)

De um lado, Theodore Finch é fascinado pela morte, estando constantemente a pensar em formas de se suicidar. No entanto, de cada vez que o tenta, algo bom o detém.
Do outro lado, Violet Markey vive para o futuro. Conta os dias que faltam até à sua graduação, dia em que finalmente poderá escapar da sua cidade e do acontecimento que lhe provocou tanto sofrimento: a morte recente da sua irmã.
Obviamente, os dois vão-se encontrar, e dá-se início a uma viagem cheia de descobertas. Mas, à medida que o mundo de Violet cresce, o de Finch começa a encolher...


7. Eu Dou-te o Sol, Jandy Nelson. Editorial Presença.

(imagem: Editorial Presença)

Jude e o seu irmão gémeo Noah são inseparáveis. Noah vive para desenhar, enquanto Jude é extrovertida, usa batom vermelho, mergulha de penhascos, e fala pelos cotovelos.
Anos depois, os gémeos mal falam um com o outro.  Algo aconteceu que os mudou de maneiras diferentes, embora igualmente devastadoras. É então que Jude conhece um rapaz intrigante e irresistível na Escola de Artes, e encontra para si um misterioso novo mentor.
Os primeiros anos cabem a Noah contar, e o últimos anos a Jude. Cada um deles tem apenas na sua posse metade da história, e só eles poderão encontrar o caminho de volta um para o outro.



Por: MAIÚSCULA

Comentários

Mensagens populares